terça-feira, 5 de maio de 2009

Dois filmes rodados na região

O grito retumba no salão exaltando acordes de um Chamamé. Essa manifestação curiosa, tão típica dos gaúchos tem nome: Sapucay. Para resgatar as origens e entender esse grito uma equipe de cinema abraçou o desafio e se lançou pela região registrando belíssimas imagens e ouvindo depoimentos de personalidades de renome da musica e da cultura gaúcha e argentina, como Luiz Carlos Borges, Valdomiro Maicá, Jorge Guedes e família, Karoso Zuetta, entre outros. Trata-se do documentário “O Eco do Sapucay”. Foram dois meses de pesquisa e preparação que culminaram em quatro dias de muito trabalho. O olhar atento da lente do diretor de fotografia Alexandre Bragança, sob a direção de Anderson Farias percorreu as ruínas de São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Salto do Yucuman, Porto Mauá, Santa Rosa e ruínas de San Ignácio, na Argentina.

Vieram do Rio de Janeiro para este trabalho, além do diretor de fotografia, a produtora executiva Renata Ferraz e o gerente de Set Denílson Levy, que receberam o reforço de profissionais locais como Juca Fortes, assistente de direção e som, Pladinir Mallmann, operador de câmera de assistente de fotografia e Didi Morari, responsável pelas fotos feitas durante as filmagens.

Como se não bastasse esse trabalho intenso, a mesma equipe seguiu junta e realizou um curta-metragem de ficção: Descompasso. Um roteiro escrito e dirigido por Anderson Farias inspirado na coreografia de “Anjos e Demônios” da Cia. Movimento de Dança, de Santa Rosa. Alias, esse filme todo foi rodado em diversas locações da cidade. O filme flerta com a dança e é uma historia de amor entre jovens que descobrem que é preciso fazer escolhas.

Os dois filmes independentes, que estão em fase de edição na Plug Produtora, foram realizados graças ao apoio incondicional da Secretaria de Cultura de Santa Rosa e das prefeituras dos municípios onde a equipe passou, além de empresas privadas de Santa Rosa. O lançamento está previsto para meados de junho no Centro Cívico e região. Os trabalhos vão ser inscritos em festivais de cinema em todo o Brasil e levam a responsabilidade de mostrar um pouco das belezas desta região e da cultura que forjou o povo do sul do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário